
Em reunião ocorrida na tarde de 02/01, o Deputado Carlos Giannazi, junto de um grupo de professores da rede pública de ensino, foi recebido pelo Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, e sua equipe técnica.
Giannazi e os professores presentes fizeram críticas veementes às Resoluções da SEE que tratam da extinção da função de Professor Mediador Escolar Comunitário e da diminuição das funções de Professor Coordenador e de Vice-Diretor das escolas estaduais, e pediram a revogação imediata de todas elas.
Com a pressão de Giannazi, o Secretário reconheceu que as Resoluções causam um conflito de interpretação, pois precisam ser entendidas e aplicadas em conjunto. Também, afirmou que a Secretaria precisará emitir uma nota explicativa, para esclarecer que a extinção das funções de professor mediador serão apenas às escolas que possuam o Programa Escola da Família, onde essa responsabilidade será atribuída ao Vice-Diretor do Programa.
O mesmo se daria, segundo o Secretário Nalini, com a preocupação de impossibilidade de recondução do mediador à sua função, uma vez que se trata de atividade realizada por profissional que conhece profundamente o cotidiano da unidade e os problemas da comunidade escolar. Os técnicos da SEE reiteraram que, nesse ponto, é preciso esclarecer que as Resoluções 73 e 74 se complementam e, também, só se aplicam às unidade com o Programa Escola da Família.
As explicações dadas pela SEE não foram convincentes e Giannazi continuará pressionando através do Ministério Público, Tribunal de Contas e Comissão de Educação da Alesp.
É evidente que haverá impacto negativo no dia-a-dia das escolas públicas. Por essa razão, serão apresentados projetos de decreto legislativo, revogando os efeitos das Resoluções.
O mandato também exigiu que a SEE faça a chamada imediata dos professores PEB-I e PEB-II, aprovados em concurso público. O Secretário se comprometeu com a prorrogação da validade do concurso de PEB-I, até 2019 e com a conclusão da chamada dos aprovados no concurso de PEB-II e que será aberto novo concurso público para o cargo de Diretor de Escola. Além disso, Giannazi e os professores denunciaram o fechamento de salas e turnos em várias escolas da rede.
Por fim, após cobrança de medidas para a recuperação da EE Professora Hilda Ferraz Kfouri, incendiada dias atrás, o Secretário informou ao Deputado Giannazi que a reconstrução da unidade ocorrerá em urgência máxima, com a contratação, em cerca de 15 dias, da empresa que iniciará as obras. O deputado exigiu que o novo prédio seja de alvenaria e não de lata, com era a antiga construção.

Em reunião ocorrida na tarde de 02/01, o Deputado Carlos Giannazi, junto de um grupo de professores da rede pública de ensino, foi recebido pelo Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, e sua equipe técnica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário